Sem categoria

Ler ou não ler, eis a questão.

Por Guilherme Vianna­­­­


E aí, pessoal! Vamos falar sobre leitura?! Você tem o hábito de ler?

Ler é ótimo para o nosso cérebro. A leitura estimula nossa memória, aguça nossa imaginação, amplia nossa capacidade de escutar, melhora o nosso vocabulário. Se você ainda não criou esse hábito, agora é a hora de começar!

Quando eu era pequeno meu pai me incentivava muito a ler jornais e gibis. Quando o jornal chegava no final de semana eu geralmente pegava o caderno de esportes ou de entretenimento e passava a manhã lendo. Além disso, íamos quase toda semana na Revistaria Tete, perto da nossa casa, e sempre que podia eu pegava um gibi da Turma da Mônica ou uma revista Recreio. Era fantástico!

Foi assim que iniciei minhas aventuras no mundo da leitura. Mas como nem tudo é perfeito, confesso que na adolescência perdi grande parte desse hábito, me vendo forçado pela faculdade de Direito a voltar a ler, não tinha outro jeito para aprender.

Nessa época compreendi que quanto mais eu lesse, maior seria minha capacidade de persuasão, meus argumentos e minhas relações interpessoais.

Pois bem, saiba que palavra leitura vem do latim legere, que significa colher, escolher, eleger, como se estivesse retirando os melhores frutos de algo.

Entenda que ao ler a palavra de Deus você escolhe os melhores frutos para sua vida. Colhe frutos de sabedoria, de amor, de justiça, de correção. Quanto mais você ler a Bíblia, mais preparado e instruído pelo Senhor você ficará:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

2 Timóteo 3:16-17

Além disso, a ciência comprova: ler faz bem para seu cérebro, te torna mais inteligente. Ignacio Morgado Bernal, diretor do Instituto de Neurociências da Universidade Autônoma de Barcelona afirma que quando lemos, ativamos principalmente o hemisfério esquerdo do cérebro, que é o da linguagem e o mais dotado de capacidades analíticas na maioria das pessoas. Mas são muitas outras áreas do cérebro de ambos os hemisférios que são ativadas e intervêm no processo. Está provado que a ativação regular do cérebro desenvolve não apenas a capacidade de raciocinar, como também, em certa medida, a inteligência das pessoas. [1]

A leitura só nos traz benefícios. Se você ainda não tem esse hábito, o que está esperando? Se você já é um leitor ávido, indique um livro nos comentários.

Não se adquire um bom vocabulário com a leitura de livros escritos conforme uma ideia do que seja o vocabulário da faixa etária do leitor. Ele vem da leitura de livros acima da sua capacidade.

J.R.R. Tolkien

[1] https://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/11/cultura/1484155657_662258.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *